28 de outubro de 2009

Carência de servidores: Assistentes Sociais fazem trabalho de Técnicos e Analistas no INSS

Assistentes Sociais informam a ANASPS (Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social) que estão sendo desviadas para a concessão de benefícios e que gostariam de trabalhar no seu âmbito profissional, nos centros de reabilitação.

A ANASPS recebeu o seguinte e-mail:

“Em todo o Brasil os assistentes sociais do INSS, concursados para o cargo de analista de seguro social com especialidade em serviço social, estão obrigados ao atendimento na habilitação de benefícios além de atividades extras à profissão e ao fim para que foram contratados, fazer face ao BPC-LOAS. Foi pedido o cargo da chefe da divisão de serviço social (pois a mesma discorda quanto a atuação de assistente social em habilitação de benefícios diversos) e já há indicação de assistente social para substituí-la, a possível indicada concorda que o profissional (que não tem como exigência o registro no conselho e está proibido de usar seu número de registro) trabalhe em atividades meramente administrativa, sem espaço físico apropriado para atendimento e (as salas de assistente social estão sendo desativadas pelo Brasil a afora - ainda que esteja prevista no padrão de agência de Previdência Social) expondo os profissionais à situação de escárnio público, humilhação, tensões, desrespeito profissional e pessoal, alem de assedio. Recorro ao CFESS que esteve presente nas articulações para o concurso e ao CRESS 8ª região, onde estou registrada e aos demais, profissionais de Serviço Social, peço que divulguem tal situação."
Marta Angélica Gomes de Paiva, Assistente Social, CRESS 2114 8ª Região.

OPINIÃO DA ANASPS

É uma situação delicada. Muito embora seja atribuição do Analista do Seguro Social a concessão de benefícios, pegar um assistente social, selecionado em Concurso Público para trabalhar nas unidades de Reabilitação Profissional, e colocá-lo na concessão de benefícios, se não é falta de bom senso, entendamos no mínimo como desvio de função.

A ANASPS tem clamado contra a falta de servidores, nos postos, principalmente neste momento em que nos preparamos para a incorporação de novas 720 agências no país. Será sensato que os assistentes sociais sejam mandados para os Centros de Reabilitação que precisam ser reativados e reaparelhados para que possam prestar serviços aos segurados e que novo concurso traga mais servidores para a concessão de benefícios do INSS.

Fonte: ANASPS

Comentários:

Postar um comentário


Blog Colaborativo dos Excedentes do INSS - Concurso 2008
Todos os direitos reservados ©| 2009 - 2011 |