23 de dezembro de 2009

Deputado federal do PT sugere convocação de excedentes de concurso do INSS

O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) protocolou requerimento junto à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, solicitando que seja encaminhado ao ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão a indicação de sugestão de convocação dos excedentes aprovados no concurso público realizado para o INSS em 2008, ainda em prazo de vigência. Na sugestão apresentada ao ministro, o parlamentar informa que de acordo com dados do próprio Ministério atualmente há um déficit de 12.549 servidores no cargo de Técnico do Seguro Social e de 4.777 servidores no cargo de Analista do Seguro Social, totalizando 17.326 cargos vagos.

Na explicativa, o deputado também lembra que levantamento realizado no Diário Oficial da União verifica-se que nos últimos 17 meses mais de 1.400 servidores deixaram de fazer parte do quadro de funcionários do INSS devido a aposentadorias, demissões, exonerações e óbitos sendo que o INSS somente está promovendo nomeações decorrentes da vacância por exonerações oriundas deste mesmo ano, muito embora outros casos também gerem vacâncias de cargos.

Assim, o parlamentar sugere a convocação dos excedentes do concurso de 2008 haja vista a grande necessidade de servidores para atuar nas novas agências da Previdência que integram o Plano de Expansão do INSS. Após apreciação da Mesa Diretora da Câmara, o requerimento será encaminhado ao ministro para análise e providências. Dessa forma, o deputado espera estar contribuindo para o bem do bom andamento do serviço público, notadamente na área de Previdência Social e em atendimento ao pleito de comissão de representantes dos excedentes aprovados no referido concurso que recentemente visitou o parlamentar para pedir seu apoio.

Fonte: Jornal Feira Hoje

22 de dezembro de 2009

Visita ao Deputado Dr. Talmir (PV/SP) em Presidente Prudente (SP)















Visita ao deputado Dr. Talmir (PV-SP) realizada pelo colega Reginaldo J. Perrud, que aparece na foto com a assessora jurídica do deputado, Daniela Ribeiro.

15 de dezembro de 2009

Anulado ato que diminuía o prazo de validade de concurso do INSS


O juiz federal da 20.ª Vara do DF, Alexandre Vidigal de Oliveira, deferiu liminar para suspender a eficácia do edital de 23 de abril de 2009, publicado em 24 de abril de 2009, que reduzia a um ano o prazo de validade do concurso para provimento dos cargos de analista e técnico do INSS, mantendo-se vigente o Edital n.º1, de 26/12/2007, publicado em 10 de janeiro de 2008, que regeu o certame já homologado.

Candidato ao concurso para o cargo de analista do Seguro Social com formação em direito, foi classificado em 5.º lugar para a Gerência Executiva de Campos dos Goitacases /RJ. Mas ato do presidente do INSS diminuiu o prazo de validade do concurso, que era de dois anos, conforme edital, para um ano, isso após um ano da homologação do resultado final do concurso, que se deu em 24 de abril de 2008. Ao tomar conhecimento do referido ato, o candidato entrou na Justiça, alegando ofensa aos princípios da segurança jurídica, da razoabilidade e ao ato jurídico perfeito. Defende direito líquido e certo de ser nomeado dentro do prazo de validade de dois anos.

O magistrado, ao decidir, apresenta manifestação do Supremo Tribunal Federal de que, "enquanto não concluído e homologado o concurso público, pode a Administração alterar as condições do certame constantes do respectivo edital, para adaptá-las à nova legislação aplicável à espécie. Antes do provimento do cargo, o candidato tem mera expectativa de direito à nomeação (STF, RE 318106/RN)". Porém, no caso concreto, explica o magistrado, houve homologação do resultado do concurso em 24 de abril de 2008, quando a validade do certame era de dois anos, não sendo cabível a alteração posterior daquele prazo, feita em 24 de abril de 2009.

Mandado de Segurança 2009.34.00.039978-0/DF

Marília Maciel Costa
Assessoria de Comunicação Social

Fonte: Tribunal Regional Federal da 1.ª Região

6 de dezembro de 2009

Material para ser usado nas visitas aos Deputados/Autoridades


Sabemos o que falta pra nos nomearem,vamos em cima da ferida!
Falta pouco!!! Depois organizamos um churrasco!! rsrsrs... Estou enviando em anexo o material que acho ser suficiente nas visitas aos deputados. Lembro que e-mails podem até fazer algum efeito em alguns casos. Porém uma visita presencial pode valer bem mais do que e-mails. Lembro que a minha visita ao gabinete de Alice Portugal rendeu um contato em Brasília com o MPOG.

O foco agora é ir buscar este apoio para que eles procurem o MPOG , liberando as vagas o quanto antes. E que também seja feito contatos junto à Presidência da República para que seja assinado o decreto presidencial. Além de que, a votação do orçamento 2010 será discutido por eles (deputados). E lá é que está a verba para nossas vagas.

Os documentos que estão mais abaixo:

- O dossiê (Foi o que usamos em Brasília que explica como está a situação do nosso concurso)

- Memória Reunião (Reunião do INSS que expôs como deve ser o procedimento do INSS. Cita conversar entre o INSS e o MPOG. Pedido de vagas formalizadas via decreto Presidencial, as vagas acima de 50%).

- Dados INSS vacâncias (Levantamento feito pelo MPOG que mostra como esta saindo gente do INSS. Mostra que muitos dos ativos estão em idade avançada, prestes a se aposentar)

- Numero de convocações/ano (Mostra que só em 2009 não chamou ninguém).

- Resp. MPOG (Mostra claramente a posição do MPOG. Que tudo deve estar pro orçamento 2010. Porem fala em crise, o que não existe mais como "desculpa").

- INSS_carta pedido ao MPOG (Mostra que o próprio INSS já vem cobrando as vagas só MPOG)

As visitas não tem muito segredo. Se puderem ir com outros colegas seria até melhor. Mas enfim... Não tem segredo. Basta falar do importância do INSS pra a economia local.

Mais ou menos assim:
Apresentação:
- Estamos representando cerca de 10.000 mil classificados. 2000 nomes homologados.
- Comunidade com mais de 5.500 integrantes.
- Blog com mais de 60.000 mil acessos.

Importância da Previdência (reforça economia dos municípios).

Mostrar documentos:
- Dados (Protocolos)
- Pedidos junto ao MPOG
- O documento do Plano Plurianual diz que as nomeações seriam efetivadas no mais tardar em Setembro por conta do PEX (5 servidores e 1 perito em cada APS).

Pedir apoio (mais importante)
Forçar o contato com o MPOG para liberar as vagas o quanto antes. E que também seja feito contatos junto a Presidência da Republica para que seja assinado o decreto presidencial. Alem de que a votação do orçamento 2010 é essencial!!

Creio que é mais ou menos por aí. Qualquer duvida fala aê.
Temos alguns modelos de requerimentos... se vocês forem precisar me diz.
Requerimento para Presidência, Casa Civil MPOG etc.

Vamos à luta a hora é essa! Já sabemos o caminho! Vamos seguir unidos
Pressão vindo de todo o Brasil
Abraços!















































Material principal da visita (Dados e explicações)

Dados INSS Vacâncias

Número de convocações por ano

Memória Reunião INSS

Carta Pedido MPOG

2 de dezembro de 2009

Visita ao Deputado Chico Alencar (PSOL/RJ) no dia 30/11/09















PALAVRAS DO COLEGA EXCEDENTE DINO MATTOS QUE FEZ A VISITA:

"Somente hoje tive tempo para escrever e disponibilizar a foto da visita ao Deputado Chico Alencar, que como você mesmo pode ver, está segurando a pasta que montei com o material que você disponibilizou e que já tinha imprimido também pelo blog, inclusive fiz questão de incluir o Edital completo com o prazo de validade de dois anos.

Da minha conversa com o Deputado - por sinal uma pessoa aberta ao diálogo - ficou claro que ele também está engajado nessa nossa luta me dizendo inclusive que vai procurar o presidente do INSS - Valdir Simões - para uma conversa sobre nossa causa. Como marquei os pontos principais do material com caneta marca- texto, o Deputado também viu que tudo depende do Decreto do Presidente e, quanto ao orçamento para 2010, ele deixou bem claro que essa é uma matéria que vai ser votada no Congresso mas que não vê nenhum problema pois vários políticos têm interesse na contratação de novos servidores, o único senão é que existe o tal do contigencionamento que cabe ao Ministro Paulo Bernardo, ou seja, é onde ele corta na carne os projetos e dotações orçamentárias dos deputados e senadores. No mais meu amigo, eu procurei ajudar indo e fazendo a minha parte.
Um grande abraço!"

1 de dezembro de 2009

Requerimento enviado ao MPOG pelo Dep. Sérgio Carneiro (PT/BA)




Aguardaremos novos contatos do Deputado Sérgio Carneiro (PT/BA).

Ele está apoiando muito a nossa causa! Nós excedentes estamos muito gratos e esperamos retribuir o apoio!

24 de novembro de 2009

ATA DAS REUNIÕES NO DF

Terça, 17 de novembro de 09.


  • Reunião da comissão com os Senhores Kaiser Freiras (Coordenação Geral de Desenvolvimento de Pessoas) e Walter Emura (Diretoria de Recursos Humanos).

A Comissão apresentou os dados do MPOG sobre vacâncias, até junho de 2009; os protocolos acerca das autorizações de homologação e provimento de candidatos do concurso de 2008; mencionamos o PEX; se haverá previsão de despesas com nossas nomeações para o orçamento de 2010; citamos ainda a resposta do MPOG ao requerimento do Dep. Otávio Leite;
RESPOSTAS: O INSS informou que o interesse da autarquia é a nomeação de pelo menos mais 2000 (dois mil) excedentes. Informou ainda, que a intenção do INSS é aproveitar os candidatos do último concurso; informou também que existem duas condições para o MPOG autorizar as nomeações, a primeira seria a nomeação dos 50%, ato que compete ao órgão, e a segunda seria os 100% via decreto presidencial; afirmou que a necessidade de servidores independe do PEX; acreditam que existe recurso para nomeação dos remanescentes em 2010; o INSS continua no aguardo do MPOG com relação a novas nomeações;
A Comissão questionou a necessidade de apoio parlamentar para tentar acelerar a autorização de novas nomeações;
RESPOSTAS: O INSS informou que o apoio parlamentar pode auxiliar no processo de autorização para novas nomeações; afirmaram que só haverá concurso quando forem esgotados todos os recursos para o concurso 2008, ou seja, primeiro irão nomear os excedentes e depois farão novo concurso;
A Comissão questionou a validade do concurso, se será alterada ou não;
RESPOSTA: O INSS disse que a decisão judicial será acatada, mas não há previsão de retornar o prazo ou realizar novo concurso antes de nomear os excedentes do concurso de 2008.

O INSS acredita que as nomeações dos excedentes estão na previsão orçamentária de 2010; o provimento das vagas nas novas agências será através de remoção interna e eventualmente novo concurso (só haverá novo concurso depois de nomear os excedentes do concurso atual); nomeações previstas para até março / 2010, porém ainda depende do MPOG e do Decreto assinado pelo Lula.


  • Reunião com Deputado Federal Sérgio Carneiro – PT / BA.

O Deputado abordou a questão de priorização dos serviços públicos para aprovação de verbas;
O Deputado concordou com a Comissão, entendeu nossa situação e com o intuito de ajudar a população como um todo, através de um atendimento mais qualificado da previdência se comprometeu com nossa causa;
A Comissão pediu apoio e o Deputado disse que irá nos apoiar em tudo que for preciso;
Apresentamos um documento com o cenário atual do INSS para que ele entendesse melhor a nossa situação;
O Deputado e seus assessores elogiaram nossa organização e iniciativa;
A pedido do deputado o seu assessor jurídico Vinícius Meirelles acompanhará o caso;
Foi divulgado no site do Deputado nosso encontro.


Quarta, 18 de novembro de 09.


  • Reunião com o Deputado Federal Cleber Verde – PRB / MA

Deputado concorda que para acelerar o processo das nomeações será necessária pressão parlamentar, se comprometeu a discursar em nosso favor, pois acredita na necessidade de convocação de no mínimo mais 2000 servidores;
Na próxima oportunidade que tiver irá conversar com o Ministro Paulo Bernardo sobre a nossa situação.
O Deputado concordou com a Comissão, entendeu nossa situação e com o intuito de ajudar a população como um todo, através de um atendimento mais qualificado da previdência se comprometeu com nossa causa;
A Comissão pediu apoio e o Deputado disse que irá nos apoiar em tudo que for preciso;
Apresentamos um documento com o cenário atual do INSS para que ele entendesse melhor a nossa situação;
O Deputado e seus assessores elogiaram nossa organização e iniciativa;
O Deputado Cleber Verde tem total conhecimento sobre a situação do INSS, inclusive já foi Gerente Regional;
Cumprindo sua promessa o Deputado discursou a nosso favor no dia 18/11/09.

Discurso proferido pelo Deputado Federal Cleber Verde, dia 18/11/09 às 15:02 na Câmara dos Deputados:
“Sr. Presidente, nesta oportunidade, faço 2 apelos e um registro.
O primeiro apelo, dirigido ao Ministério do Planejamento, é no sentido de que faça urgentemente uma avaliação criteriosa do Orçamento, com o objetivo de convocar os concursados do INSS. Ainda faltam ser chamados 2 mil em todo o Brasil. E há uma programação do Governo Federal de inaugurar 729 novas agências do instituto. Apenas no Maranhão, são 59. Faz-se necessário muito mais de 2 mil pessoas para atender à demanda em todo o País. Foram homologadas 4 mil vagas, sendo que 2 mil pessoas já foram chamadas. Que o Ministério do Planejamento possa proceder à convocação desses concursados - técnicos de nível médio e nível superior -, para trabalharem no INSS. “...

  • Reunião da comissão com o MPOG além da comissão, estiveram presentes o chefe de gabinete da Deputada Alice Portugal, Sr. Julião e o assessor jurídico do Dep. Sérgio Carneiro, Sr. Vinícius Meirelles.
Comissão mostrou o déficit de servidores, a quantidade de vacâncias desde a última nomeação, os protocolos pedindo homologação e provimento de candidatos do concurso de 2008, questionamos o fato dos protocolos estarem parados e sobre a possibilidade de divulgação de um cronograma para 2010.
RESPOSTA: O MPOG respondeu que as vacâncias não necessariamente determinam provimento de vagas, precisa de dotação orçamentária e a tendência realmente é de aproveitar os candidatos do concurso de 2008 através do decreto presidencial.
Nesse dia não fomos atendidos diretamente pelos responsáveis da área que cuida de novas nomeações para o executivo federal, por isso marcamos novo reunião para o dia 19/11/2009.

  • Reunião com o Presidente do INSS, Sr. Valdir Simões.
Sr. Valdir Simão ressaltou a necessidade de servidores, tendo em vista as vacâncias que aconteceram desde a última nomeação e também pelo fato de existir o PEX, nos informou que serão entregues em meados de 2010 aproximadamente 400 (quatrocentas) agências; que a intenção é convocar pelo menos mais 2000 excedentes; acredita que o INSS terá êxito junto aos pedidos efetuados no MPOG; nomear os excedentes é prioridade para o INSS. Não existe cronograma para a assinatura do decreto presidencial, o ministro da Previdência está participando ativamente do processo para novas nomeações.

Quinta, dia 19 de novembro de 09.

  • Reunião MPOG, com Sr. Marcelo Araújo.
Sr. Marcelo afirmou que o orçamento é global, há concorrência entre órgãos para participação dos recursos. Há uma probabilidade razoável de novas nomeações para os excedentes do INSS. A área técnica do MPOG irá aguardar as decisões dos ministros e da presidência para posteriormente cumprir com as decisões e prioridades definidas pelo governo.
Comissão questionou sobre vacâncias e demora nas nomeações;
RESPOSTA: Sr. Marcelo informou à comissão que a parte técnica do MPOG está ciente da carência de servidores no INSS. Informou ainda que para haver assinatura do decreto presidencial, os ministros têm que juntos efetuar a solicitação para a presidência da república.

21 de novembro de 2009

Resumo do 1° dia de reuniões no DF

























































BAIXE AQUI O RESUMO DO 1º DIA

1ª Foto: Reunião no MPOG; 2ª Foto: Gabinete do Deputado Federal Cleber Verde; 3ª Foto: Nos corredores da Câmara com a jogadora Marta; 4ª Foto: Na sala do DRH/INSS, com o Sr. Kaiser Freiras.

Por motivos alheios à minha vontade, ainda não foi possível a elaboração da ata. Porém eu fiz um resumo dos acontecimentos do 1° dia de reuniões em Brasília - DF .(Baixe-o no link acima).

Qualquer dúvida ou questionamento NÃO-PESSOAIS, ou seja, coletivos, façam pelo blog, que responderei prontamente.

Romerio Santos
Presidente da Comissão dos Excedentes

20 de novembro de 2009


FOTO DA REUNIÃO COM O PRESIDENTE DO INSS VALDIR MOYSÉS SIMÃO.

Reunião com o Deputado Sérgio Carneiro em Brasília



Veja a reportagem no site do deputado aqui.

19 de novembro de 2009

Senador Eduardo Suplicy envia ofício ao Presidente da República

(Clique na imagem para ampliá-la)

Iniciativa da colega excedente Katharinne Alves.

ATA DAS REUNIÕES

A todos os EXCEDENTES;

As reuniões em Brasília foram muito boas. Porém informo que, logo após o encerramento das atividades, faremos uma ata de todas as reuniões aqui realizadas, pois não adianta eu falar parcialmente sobre uma coisa ou outra aqui no blog. Eu, Anderson, Bia e Bruno editaremos uma ata, onde explicaremos todas as ações realizadas.

Até sexta feira a ata estará pronta e qualquer notícia será dada exclusivamente aqui no blog. Peço mais um pouco de paciência, pois todos nós estamos muito exaustos.

Muito obrigado a todos que tem nos apoiado;

Romerio, Bia, Anderson e Bruno.
COMISSÃO DOS EXCEDENTES DO CONCURSO ANALISTA / TÉCNICO INSS 2008.

18 de novembro de 2009

REUNIÃO NO MPOG

Temos agendada para hoje à tarde a principal reunião da Comissão: Reunião com o Ministério do Planejamento. Está dando tudo certo aqui em BSB.

Peço um pouco de paciência a todos, pois estamos numa correria só!!! As notícias são boas! Em breve lançaremos no BLOG!!!

17 de novembro de 2009

No DF - Resumo do dia 17/11/2009

Resumo do dia 17/11/2009

1º Tivemos uma reunião com o Sr. Kaiser e o Sr. Valter Emura da DRH do INSS e ambos se demonstraram muito otimistas quanto às nossas nomeações.

2ºTivemos ainda uma reunião com o Dep. Sergio Carneiro que nos recebeu em seu gabinete e de uma forma muito gentil se comprometeu com nossa causa, inclusive colocou sua equipe a nossa disposição para tentar novos contatos.

Agradecemos a DRH do INSS e ao Dep. Sergio Carneiro pelo apoio.

Desculpe pela brevidade, mas está difícil de utilizar a net.

O dia foi de boas notícias, porem tivemos problemas com a hospedagem... estamos custeando um hotel de 300,00 reais a diária...peço aqui à todos que ainda possam ajudar, que contribuam com o sucesso do movimento.

Amanhã postaremos o resumo das atividades.

Abraços.

Estamos em Brasília...

À noite passaremos informações sobre as reuniões realizadas durante o dia de hoje.Contamos com o apoio de todos.

Abraços!

Romerio, Bia, Anderson e Bruno.

15 de novembro de 2009

FOTOS DA CAMISA DO MOVIMENTO


14 de novembro de 2009

PRESTAÇÃO DE CONTAS. CONTRIBUIÇÕES AINDA PODEM SER FEITAS


Gente, acabei de consultar o saldo de nosso movimento, temos 1.456,15 reais. É muito? Não, não é o suficiente. Apesar de termos a ajuda da FENASPS, que está custeando as despesas com nossa hospedagem em um hotel.Vou aqui fazer um breve resumo de nossos gastos:
  1. Camisas: 5 camisas feitas em Salvador-BA = 75 reais(espero que não venham com o nome "Olodum");
  2. Pastas para 10 dossiês = 18,00 reais (Bia);
  3. Anderson: passagem aérea SSA/BSB/SSA dia 16/11/09 = 360,00 reais - Oceain Air;
  4. Gilliard: passagem aérea SP/BSB/SP dia 16/11/09 = 380,00 reais – TAM;
  5. Romerio: passagem rodoviária BARRA DO CORDA/SÃO LUIS/BARRA DO CORDA = 100 reias(este trecho eu pagarei do meu bolso). Passagem aérea SLZ/BSB/SLZ dia 16/11/09 = 359,00(ida) + 319,00(volta) = 678,00 reais - GOL.
OBS.: As passagens do Anderson e do Giliard foram mais baratas porque além de serem trechos menores que o meu, são corredores aéreos, SP/BSB e SSA/BSB e foram compradas com antecedência, pois já tínhamos dinheiro em caixa pra custeá-las. Se eu tivesse comprado minha passagem na mesma data que a dos companheiros acima, ficaria 199,00 reais de ida e 199,00 reais de volta, portanto, menos de 400 reais, mas isso não foi possível). Espero que compreendam, pois mexer com dinheiro do povo não é fácil!!!

Qualquer coisa, quando eu tiver um tempo, vou postar todos os recibos de gastos com as passagens. (pois Eu, Anderson, GP e Bianca estamos trabalhando muito, entrando em contato com autoridades, etc. Tentando agendar mais alguma reunião em Brasília). Temos até o momento um total de gastos de 1.511,00 reais com as despesas acima e 1.456,15 em caixa. Então com saldo negativo de 54,85 reais.

Vale ressaltar que a Bianca está indo com recursos próprios, trecho RJ/BSB/RJ, tem outros gastos com ligações telefônicas, deslocamentos urbanos que eu, bia, Anderson Giliard, Juliano, entre outros colegas, tiveram.

Em suma, venho aqui agradecer à todos os colegas que contribuíram de uma forma ou de outra à este movimento. Todos os recursos estão sendo muito bem geridos. Gostaria muito de pedir aos colegas que ainda não contribuíram e que podem contribuir, seja com 10 ou 20 reais, que façam os depósitos quanto antes, (até 4ª feira 18/Nov), pois ainda teremos muitos gastos em Brasília, principalmente com alimentação e transporte (nossas reuniões são quase no mesmo horário, impossibilitando pegar ônibus) nosso objetivo seriam 2.000 reais, onde daria pra custear todas as despesas necessárias.
Meu muito obrigado a todos. Um salve a todos os EXCEDENTES DO INSS.

ROMERIO BATISTA DOS SANTOS
PRESIDENTE DA COMISSÃO DOS EXCEDENTES DO CONCURSO ANALISTA / TÉCNICO INSS 2008.

6 de novembro de 2009

AGENDA DA COMISSÃO EM BRASÍLIA

















(Clique na imagem para ampliar)


Estamos no aguardo pra fechar mais coisas.

Em breve a agenda estará fechada. Acompanhem o cronograma acima.

META: R$ 2.000,00

BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA: 2657-3
CONTA POUPANÇA: 17871-3
VARIAÇÃO 01
ROMERIO BATISTA DOS SANTOS

5 de novembro de 2009

EXTRATO DAS CONTRIBUIÇÕES II


SEGUNDO EXTRATO DAS CONTRIBUIÇÕES - 5/11/2009.
(Clique na imagem para ampliar)

28 de outubro de 2009

Carência de servidores: Assistentes Sociais fazem trabalho de Técnicos e Analistas no INSS

Assistentes Sociais informam a ANASPS (Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social) que estão sendo desviadas para a concessão de benefícios e que gostariam de trabalhar no seu âmbito profissional, nos centros de reabilitação.

A ANASPS recebeu o seguinte e-mail:

“Em todo o Brasil os assistentes sociais do INSS, concursados para o cargo de analista de seguro social com especialidade em serviço social, estão obrigados ao atendimento na habilitação de benefícios além de atividades extras à profissão e ao fim para que foram contratados, fazer face ao BPC-LOAS. Foi pedido o cargo da chefe da divisão de serviço social (pois a mesma discorda quanto a atuação de assistente social em habilitação de benefícios diversos) e já há indicação de assistente social para substituí-la, a possível indicada concorda que o profissional (que não tem como exigência o registro no conselho e está proibido de usar seu número de registro) trabalhe em atividades meramente administrativa, sem espaço físico apropriado para atendimento e (as salas de assistente social estão sendo desativadas pelo Brasil a afora - ainda que esteja prevista no padrão de agência de Previdência Social) expondo os profissionais à situação de escárnio público, humilhação, tensões, desrespeito profissional e pessoal, alem de assedio. Recorro ao CFESS que esteve presente nas articulações para o concurso e ao CRESS 8ª região, onde estou registrada e aos demais, profissionais de Serviço Social, peço que divulguem tal situação."
Marta Angélica Gomes de Paiva, Assistente Social, CRESS 2114 8ª Região.

OPINIÃO DA ANASPS

É uma situação delicada. Muito embora seja atribuição do Analista do Seguro Social a concessão de benefícios, pegar um assistente social, selecionado em Concurso Público para trabalhar nas unidades de Reabilitação Profissional, e colocá-lo na concessão de benefícios, se não é falta de bom senso, entendamos no mínimo como desvio de função.

A ANASPS tem clamado contra a falta de servidores, nos postos, principalmente neste momento em que nos preparamos para a incorporação de novas 720 agências no país. Será sensato que os assistentes sociais sejam mandados para os Centros de Reabilitação que precisam ser reativados e reaparelhados para que possam prestar serviços aos segurados e que novo concurso traga mais servidores para a concessão de benefícios do INSS.

Fonte: ANASPS

27 de outubro de 2009

Visita ao gabinete da Deputada Alice Portugal em Salvador (27/10/09)

Hoje (27/10/09), Eu e Magno estivemos no gabinete da Deputada Alice Portugal. Fomos recebidos pela secretária Sumaia e o seu assessor José carvalho.

Através da Deputada Alice Portugal enviaremos um requerimento àCasa Civil (para que se confirme o pedido dos 100% das vagas excedentes). A deputada, juntamente com seus assessores/secretários, vão nos apoiar em Brasília e estarão buscando agendar reuniões com representantes do Governo Federal, INSS e os Ministérios da Previdência e Planejamento.

Desde já agradecemos o apoio dado pela Deputada Alice Portugal e seus representantes ao nosso movimento.

23 de outubro de 2009

EXTRATO DAS CONTRIBUIÇÕES


SEGUE O EXTRATO DAS CONTRIBUIÇÕES, RETIRADO HOJE, SEXTA-FEIRA, 19:30H.
(Clique na imagem para ampliar)

19 de outubro de 2009

CONTA DISPONÍVEL PARA DEPÓSITO

Chegou, mais uma vez, a hora de vermos de perto a situação do nosso pleito, que vai completamente ao encontro de uma Previdência mais eficiente e acessível ao segurado. Em Brasília, será possível cobrar, chamar atenção e passar com veracidade as impressões dos responsáveis pelo processo de convocações. A conta divulgada é do Presidente da Comissão dos Excedentes, Romerio( na foto, juntamente com Valter Emura, Presidente do RH do INSS), que em Dezembro do ano passado, empreendeu sozinho a primeira viagem ao DF, também com o apoio financeiro de muitos.

Na ocasião, foi possível mostrar a quantidade de classificados ao RH do INSS, em contrapartida ao número notório da carência de pessoal, além de contatos com sindicatos que nos balizam nesse processo. Dessa vez a comissão contará com mais pessoas, inclusive do próprio Romerio e do Anderson.

Conta para depósito:

BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA: 2657-3
CONTA POUPANÇA: 17871-3
VARIAÇÃO 01
ROMERIO BATISTA DOS SANTOS

A título de transparência, atualizaremos semanalmente (no mínimo) o status das contribuições. Elas não precisam ser identificadas. Quem for depositando* pode escrever aqui ou nos fóruns para que todos acompanhem, além dos extratos regulares que mostraremos.

Sugestões, como sempre, serão bem-vindas!

A luta é de todos nós!

Não há glória sem sacrifício!

*O valor depositado não será restituído, nem servirá para abatimentos fiscais. O depositante, desde já, fica ciente de que colaborará com a "Comissão dos Excedentes - viagem a Brasília" a título de apoio e estímulo. A Comissão rateará o dinheiro como achar conveniente, tendo em vista as despesas com deslocamento e estadia.

14 de outubro de 2009

Viagem da Comissão a Brasília

Precisamos, urgentemente, de contatos que intercedam marcando reuniões, em especial com a Casa Civil da Presidência, MPOG e direção do RH do INSS, para montarmos a agenda de ações. Prováveis datas da viagem: 17/11 ou 24/11.

Contatos pelos comentários, nos fóruns ou pelo e-mail do Blog. Sem agenda não haverá viagem.

Logo abaixo, um pequeno modelo contextualizado para envio:

O pedido de nomeações já existe no MPOG e a vontade do governo é de aproveitar os candidatos aprovados e já homologados no concurso de 2008. Porém o processo, apesar da urgência do órgão, ainda não teve uma definição concreta. Nosso concurso é valido até 24/04/2010 (Estando ainda indefinida a possibilidade de prorrogação do certame).

O principal objetivo deste contato é buscar agendar encontros em Brasília junto às partes que estão negociando os pedidos e liberação de vagas, que são: o Ministério do Planejamento (MPGO), Governo Federal (Casa Civil) e/ou assessores, Ministério da Previdência Social e o INSS na busca de uma maior celeridade no processo da convocação imediata de 2.000 mil novos servidores (candidatos aprovados e homologados) para fazer parte do quadro de servidores da Previdência Social (INSS).

Nós da comissão dos excedentes, planejamos as prováveis datas de 17/11 ou 24/11 (meados/fim de Novembro), mas vamos depender dos contatos que forem agendados previamente. Portanto o apoio dos senhores seria fundamental neste sentido.

Agradecemos desde já e aguardamos um retorno

Temos um blog que também mostra algumas ações:

http://excedentesdoinss.blogspot.com

Grato,
................................
Representante da Comissão de candidatos aprovados no último concurso para os Cargos de Analista e Técnico do Seguro Social do INSS.

5 de outubro de 2009

Mensagem ao Presidente Lula solicitando a assinatura do Decreto

Tendo em vista ações que podemos empreender visando um melhor atendimento na Previdência Social por meio de melhorias na política de pessoal, a exemplo da convocação de mais aprovados do concurso de 2008, segue uma sugestão já acatada por vários membros no fórum do Orkut.

Trata-se de um modelo solicitando ao Presidente Lula a assinatura do Decreto enviado pelo INSS para nomeação de mais aprovados. Lembrem-se do que motivou recentemente o Deputado Otávio Leite a enviar requerimento de informação ao MPOG. Segundo ele, "uma centena de mensagens eletrônicas, cartas e telefonemas, vindos do Brasil inteiro"

Segue o modelo:

Excelentíssimo Senhor Presidente da República Federativa do Brasil.

Eu, XXXXXX, cidadão brasileiro, venho encarecidamente solicitar a Vossa Excelência que se digne de ofertar célere tramitação ao processo de assinatura do Decreto que lhe foi enviado pelo INSS, onde é solicitada a aprovação da nomeação de 100% (cem por cento) das vagas originalmente ofertadas no edital de abertura do concurso realizado em 2007, e com prazo de validade até abril de 2010.

Esse concurso foi realizado pela Administração Federal, visando o preenchimento de vários cargos vagos de analistas e técnicos do seguro social, vinculados ao INSS. Com a publicação de tal Decreto, tende-se melhorar sobremaneira o atendimento dos segurados dessa importante Autarquia Federal, visto que é grande a carência de servidores lotados.

Não podemos deixar de citar que essa carência tende aumentar com o lançamento do recente plano de expansão da rede da Previdência Social, e, ainda, pelo fato de mais de 60% (sessenta por cento) dos servidores da ativa já estão em condições de solicitar aposentadoria nos próximos dois anos.

Tal medida será de grande importância para um melhor atendimento à população em geral e irá melhorar ainda mais a visão da população brasileira em relação ao governo federal, pois, sem sombra de dúvidas, o INSS é o maior instrumento estatal de distribuição de renda no nosso país.

Respeitosamente.


1 de outubro de 2009

Deputado Otávio Leite envia Requerimento de Informação ao MPOG sobre a nomeação dos Excedentes

Justificativa do Deputado presente no documento: "Após receber uma centena de mensagens eletrônicas, cartas e telefonemas em meu Gabinete, vindas do Brasil inteiro, enviadas por pessoas que, tendo sido aprovadas nos últimos concursos para vagas no INSS, informaram unanimemente estar ainda em vigência o prazo de validade desses concursos.

Decidi ir direto a fonte colher as devidas informações. A questão é de extremo interesse público, pois se a importante ação levada a efeito pelo órgão carece de aporte no número de funcionários, antes da realização de novo concurso, e preconizando a economia de gastos públicos, devem ser convocados aqueles que comprovaram estar aptos aos cargos que concorreram e que ainda têm válido o prazo dos concursos que prestaram.

Assim solicitamos o encaminhamento do presente Requerimento de Informação ao Senhor Ministro do Planejamento."

Sala das Sessões, em 27 de agosto de 2009.

Deputado OTAVIO LEITE
PSDB/RJ
Líder da Minoria no Congresso Nacional


Acompanhe aqui.



  • Atualização 15/10/2009
Resposta do MPOG:  
 Parte1

Parte2

29 de setembro de 2009

PRONUNCIAMENTO DA DEP. ALICE PORTUGAL APÓS VISITA DA COMISSÃO DOS EXCEDENTES AO SEU GABINETE EM SALVADOR/BA


CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 219.3.53.O Hora: 14:46
Orador: ALICE PORTUGAL, PCDOB-BA Data: 26/08/2009

A SRA. ALICE PORTUGAL (Bloco/PCdoB-BA. Sem revisão da oradora.)

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, todos sabem que a Previdência Social exerce papel fundamental na promoção da redistribuição de renda dos Municípios mais ricos para os mais pobres. Nas cidades menores - com até 100 mil habitantes -, o pagamento dos benefícios previdenciários é superior à arrecadação obtida com contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Só para se ter uma idéia da importância do INSS, uma das principais fontes de renda da população, apenas no Estado da Bahia existem 1 milhão e 564 mil aposentados/pensionistas beneficiados que dependem do Instituto para seu sustento.
No estudo realizado pelos técnicos do Ministério da Previdência Social, foram avaliados 2 cenários. No primeiro exercício, construiu-se uma sequência do PIB per capita dos 5.564 Municípios brasileiros. As cidades foram ordenadas da seguinte forma: das mais pobres, que representam 90%, às mais ricas, que somam 10%, formando 10 diferentes grupos percentuais. A partir daí, compararam-se os valores de arrecadação e de pagamento de benefícios previdenciários com o PIB.

As comparações revelaram que, nos 556 Municípios mais pobres, a Previdência arrecada R$261 milhões, enquanto destina R$3,8 bilhões para pagar todos os benefícios nessas cidades. Isso significa que a Previdência repassa para a economia local, com seus pagamentos, R$3,6 bilhões. Esses R$3,6 bilhões correspondem a 17,1% do PIB total das cidades incluídas nesse grupo, que é de R$21,1 bilhões.
Por sua vez, nos 556 Municípios mais ricos, a arrecadação da Previdência, de R$82 bilhões, é maior do que as despesas, de R$67 bilhões. A diferença entre a receita e a despesa é de R$15 bilhões, valor que corresponde a apenas 1,1% do PIB total dessas cidades, que é de R$1,4 trilhão.
Vale relatar que, apesar dos esforços realizados pelo Governo Federal, o Instituto Nacional do Seguro Social vive um momento de dificuldades. Recentemente, os servidores do INSS realizaram uma greve nacional - no período de 16 de junho de 2009 a 16 de julho de 2009 -, reivindicando melhores condições de trabalho e contratação imediata de cerca de 2 mil candidatos aprovados no concurso de Analista e Técnico do Seguro Social, realizado em 2008, sendo 1.400 Técnicos e 600 Analistas do Seguro Social.

A necessidade de contratação de novos servidores é evidente, uma vez que formam-se longas filas, que dificultam um atendimento digno e célere para a população, por conta da carência de servidores. Sem contar que há um grande número de exonerações em virtude da aprovação dos servidores do INSS em outros concursos que pagam uma remuneração melhor.
Outro fator importante a ser levado em consideração é o elevado número de servidores que estão se aposentando ou que estão prestes a se aposentar. Segundo a Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (ANASPS), nos 2 próximos anos, mais de 10 mil funcionários vão se aposentar e 729 agências serão inauguradas em todo o País, o que torna evidente a necessidade de contratação de pessoal.

De acordo com dados do Ministério do Planejamento, de junho de 2009, existem 15.689 servidores do INSS com idade acima de 51 anos. Desse total, 2.219 servidores têm mais de 61 anos de idade. Muitos deles já estão em condições de se aposentar, o que demonstra, por si só, a real necessidade da contratação de novos servidores para renovação do quadro funcional dessa Autarquia Federal.
É importante salientar que, de acordo com levantamento feito no Diário Oficial da União nos últimos 12 meses, mais de mil servidores deixaram de fazer parte do quadro de funcionários do INSS devido a aposentadorias, demissões, exonerações e óbitos. É um número muito alto. Por isso a necessidade de reposição é inadiável.

Ressalto que, além da notória carência de funcionários no INSS, devido à enorme quantidade de aposentadorias, exonerações e desligamentos que vêm ocorrendo, o próprio Governo tem planejado novas ações na intenção de melhorar o atendimento nas Agências da Previdência. A principal ação é o Plano de Expansão do INSS - PEX, que irá criar 729 novas agências em nível nacional.
A criação de novas agências irá tornar mais democrático o acesso do segurado aos serviços previdenciários. Com a expansão da rede, serão beneficiadas cerca de 30,8 milhões de pessoas que moram em Municípios com mais de 20 mil habitantes, onde não existem unidades fixas do INSS.
A principal meta do PEX é interiorizar o atendimento ao segurado brasileiro, estendendo a presença da Previdência Social a 1.670 cidades. Hoje, existem em todo o País 1.110 agências fixas, que estão instaladas em 950 Municípios. Com a expansão, serão 1.830 unidades. Elas terão equipes treinadas e capacitadas, trabalhando para manter a qualidade dos serviços previdenciários oferecidos à população. Porém, tais ações devem estar atreladas a uma questão fundamental para o bom atendimento da população. Refiro-me à questão do quadro funcional no órgão.

Considerando que cada agência do INSS demanda, no mínimo, 5 funcionários para realização do atendimento e que o Plano de Expansão irá criar 729 novas agências, seria necessário contratar pelo menos 3.645 novos servidores para dar conta da prestação do serviço.
De acordo com dados do Ministério do Planejamento, de junho de 2009, atualmente há um déficit de 12.549 servidores no cargo de Técnico do Seguro Social (nível médio) e de 4.777 no cargo de Analista do Seguro Social, totalizando 17.326 cargos vagos, sem considerar os 3.645 novos cargos que irão surgir em decorrência do Plano de Expansão do INSS.
Em 2009 ainda não houve nenhuma nomeação para os cargos de Técnico e Analista do Seguro Social do concurso de 2008, exceto decorrente de exoneração de cargo oriundo do concurso de 2008 (o INSS não está considerando como vacância as aposentadorias, óbitos, demissões, bem como exonerações de concursos anteriores ao de 2008) e as 900 nomeações para o cargo de Analista do Seguro Social - Assistente Social, com o objetivo de cumprir o que determina a LOAS, Lei Orgânica da Assistência Social.

O próprio Instituto Nacional de Previdência Social - INSS reconhece a necessidade de contratação de novos servidores para atender a grande demanda da população pelos serviços ofertados. Por esta razão pleiteou perante o Ministério do Planejamento a nomeação de 50% a mais do quantitativo original de vagas dos candidatos habilitados no concurso de Analista e Técnico do Seguro Social do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, realizado em 2008, que se encontra, desde 10 de março de 2009, no Departamento de Modernização - SEGES, aguardando movimentação.
Posteriormente, ao realizar um estudo mais apurado, verificou-se que o número solicitado mal daria para cobrir o déficit gerado pelas vacâncias decorrentes de aposentadorias, desligamentos e óbitos dos servidores, muito menos para suprir a necessidade de atendimento de 729 novas agências (PEX). Por esta razão, o Ministro da Previdência Social solicitou a nomeação dos candidatos remanescentes, além de 50% do quantitativo original de vagas (dobro do número de vagas ofertadas no concurso), cerca de 1.991 candidatos que tiveram seus nomes homologados no Diário Oficial da União (existem aproximadamente 1.700 candidatos homologados, em virtude de nomeação decorrente de exonerações), em conformidade com o que prescreveu o edital do concurso.

É importante salientar que a referida solicitação de autorização de nomeações encontra-se paralisada desde 17 de julho de 2009, sem qualquer previsão de andamento, para infelicidade da população carente de um atendimento adequado e dos classificados do concurso que esperam ansiosamente ser nomeados.
No dia 6 de julho de 2009, foi divulgado pela Assessoria de Imprensa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no site da Folha Dirigida, especializado em divulgar informações sobre concursos públicos, a solicitação do INSS junto ao Ministério do Planejamento de 4 mil novas vagas a serem preenchidas por um novo concurso público, sendo 2 mil para perito médico e as outras 2 mil divididas entre Técnico e Analista do Seguro Social, demonstrando a clara intenção do INSS de não aproveitar o restante dos candidatos habilitados no concurso realizado em 2008.
Caso o INSS necessite de servidores em outras localidades não contempladas pelo concurso de 2008 para atender as demandas do Plano de Expansão - PEX (criação de 729 novas agências), a medida mais adequada é promover o remanejamento dos servidores de outras localidades e não a realização de um novo certame para suprir essa carência, o que só irá gerar mais despesas desnecessárias aos cofres públicos.

Diante do exposto, apelo ao Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, para que sejam convocados imediatamente os 1.700 novos servidores que foram aprovados no último concurso do INSS e homologados, de forma a suprir, pelo menos em parte, a grande demanda de pessoal da instituição. Não se justifica ignorar o fato de esses concursados estarem disponíveis para integrar o quadro de servidores da Previdência Social (INSS) e de a instituição estar com seu funcionamento precário na maioria das cidades brasileiras, exatamente pela falta de pessoal.
Defendo a imediata convocação dos concursados excedentes do INSS. Tenho falado em relação à Polícia Rodoviária Federal, que obteve um grande avanço ao chamar mais de uma centena de concursados. Mas ainda falta outra centena e meia. Neste caso, o INSS, que se expande, que cresce, precisa de mão de obra especializada, de carreira, comprometida com o futuro da instituição e dos nossos segurados.

Sr. Presidente, solicito a V.Exa. que o meu pronunciamentos seja divulgado nos meios de comunicação da Casa.

28 de setembro de 2009

Email do Kaiser parte III

Mandei email pro Kaiser hoje, e prontamente, ele me respondeu:

Boa Tarde Senhor Kaiser...
Recebemos informações nada oficiais, de funcionários do INSS, inclusive de uma reunião que o presidente Valdir esteve presente em Pernambuco de uma possível chamada dos Excedentes analista/técnico ainda neste ano, prevista para novembro ou dezembro. O Sr pode confirmar no todo ou em parte se há a possibilidade de ocorrer tais chamadas ainda esse ano?

Há a possibilidade de não ser autorizado a nomeação dos 100% dos excedentes, sendo somente os 50%?

Muito obrigado.



Romerio Santos
Presidente da Comissão dos Excedentes do Concurso INSS

http:\\excedentesdoinss.blogspot.com


Resposta do Kaiser:

Boa tarde,


A possibilidade de convocação dos aprovados para o início do ano é bem maior. Estamos buscando assegurar que a convocação seja feita considerando 100%.
Por isso o processo tramitará pela Casa Civil da Presidência da República.


Att,

Kaiser Freiras

Assessor de Recursos Humanos do PEX e assessor direto do Valter Emura (diretor de RH do INSS).

21 de setembro de 2009

Folha Dirigida: Protocolo no MPOG para convocação de mais aprovados está parado desde Julho.

Perito do INSS: pedido avança no Planejamento 17/09/2009

O pedido de autorização para a realização do concurso para dois mil peritos médicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está em andamento no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O documento já passou por diversos setores  do ministério, tendo chegado, no último dia 8, na Secretaria de Gestão, para análise.

Situação bem diferente é a do processo para a convocação dos aprovados no último concurso para técnico e analista, que está  parado desde o dia 17 de julho deste ano (um dia após a  entrada do pedido), no Departamento de Modernização  Institucional do órgão. Outra questão que chama a atenção é que os deputados federais  Chico Alencar (Psol) e Otávio Leite (PSDB), que enviaram  requerimentos de informação aos ministérios da Previdência  Social e do Planejamento, Orçamento e Gestão, respectivamente,  ainda não obtiveram respostas, que devem chegar até o fim do  mês de setembro. O INSS ainda pediu duas mil vagas para  técnico e analista do seguro social, cuja tramitação não foi  divulgada.

Também na tentativa de suprir o déficit de pessoal do INSS, o  governo encaminhou ao Congresso Nacional projeto de lei  propondo a criação de 500 cargos efetivos de perito médico. A  proposta tem como finalidade adequar a estrutura do INSS para  a implantação das 720 novas Agências da Previdência Social  (APS) em todo o país, até o final de 2010.
 
Fonte: Folha Dirigida, 17/09/2009.

19 de setembro de 2009

Justiça Defere Liminar sustando os efeitos do ato do Presidente do INSS

A 4ª VARA FEDERAL concedeu a liminar para que o concurso tenha validade de 2 anos até o julgamento do mérito, isso é fundamental para as nossas nomeações.

Do teor da liminar: "Assim, presentes os requisitos legais, defiro o pedido de liminar para sustar os efeitos do ato impugnado, mantendo o prazo de validade do concurso em dois anos, até o julgamento final do mandado de segurança. Defiro a gratuidade judiciária."

16 de setembro de 2009

SINDSPREV APONTA CARÊNCIA DE MAIS DE 19 MIL NO INSS

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais da Saúde e Previdência Social (Sindsprev) alertam: o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem, em âmbito nacional, cerca de 38.494 funcionários, sendo 4.375 no Rio de Janeiro. No entanto, segundo a Assessoria de Imprensa do sindicato, o quantitativo de servidores deveria ser 50% maior.

A diretora do Sindsprev, Neli Braga, acrescenta que, atualmente, cerca de 15% dos trabalhadores do órgão já estão aptos a se aposentar. Essas estatísticas reforçam a necessidade de realização de concurso público para o INSS, pedido que tramita no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A pressão pela aprovação conta com o apoio dos deputados federais Chico Alencar (Psol) e Otávio Leite (PSDB), que enviaram requerimentos de informação aos ministérios da Previdência e do Planejamento, respectivamente.
Os deputados querem saber o porquê da demora na aprovação do pedido para a realização do concurso, além da situação atual do órgão e cobrar a convocação de aprovados no último concurso, realizado em 2007, para os cargos de técnico e analista. Outra boa notícia para quem espera o concurso para o INSS é que o governo, atendendo solicitação do Ministério da Previdência Social, encaminhou ao Congresso Nacional projeto de lei propondo a criação de 500 cargos efetivos de perito-médico. A proposta tem como finalidade adequar a estrutura do INSS para a implantação das 720 novas Agências da Previdência Social (APS) em todo o país, até o final de 2010.

Segundo a Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), os salários dos técnico (2º grau) são de R$3.163,29, e dos analista (superior), R$4.363,65. Já a Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social informou que o salário inicial de perito é de cerca de R$7 mil. A jornada semanal é de 40 horas. 

FONTE: FOLHA DIRIGIDA, 10/09/2009

15 de setembro de 2009

EMAIL DO KAISER - II

Gente, enviei ontem email ao Kaiser, assessor de Recursos Humanos do PEX e assessor direto do Valter Emura, o Japa, diretor de RH do INSS, vide abaixo:
Caro kaiser, muito obrigado pela a atenção. Temos acompanhado pela mídia e pelas fontes dentro do INSS, a luta da autarquia pelas nossas nomeações e sabemos que dependemos de autorização do MPOG. Acompanhamos uma ata da reunião da diretoria de atendimento, onde você pronuncia que dependemos de um decreto presidencial para a nomeação dos 100%.

Gostaria de lhe perguntar o seguinte, aprovado a chamada dos 100% pelo MPOG e assinado decreto presidencial, qual a forma de provimento dessas nomeações? Será de acordo com o edital,(ex: APS São Luis tinha 1 vaga, será nomeado mais 1, APS Bacabal, tinha 8 vagas, serão nomeados mais 8, e caso haja lotação excedida, os mesmos serão removidos de oficio para APSs distintas? De acordo com conversa que eu tive com o Walter Emura).

Ou será por necessidade da APS, ondeAPS que tinha 1 só vaga, poderiam ser convocados 2,3 ou mais candidatos...e APS que tinha 8 vagas, poderá ser chamados apenas mais 1, etc... Dentro do cronograma do PEX há possibilidade de convocações ainda este ano?
Se puder sanar essa dúvida, eu agradeço. A comissão dos excedentes do concurso está se mobilizando com parlamentares, solicitando apoio dos mesmos. Muito obrigado pela atenção.


Resposta do Kaiser:

Boa tarde,
Sim. A nomeação dos candidatos obedecerá ao quantitativo de vagas previstos no Edital.

Infelizmente não há amparo legal para nomeações para localidades distintas. Tais necessidades serão administradas por meio de remoção dos servidores, em especial, quando relacionada ao PEX.

O referido processo de remoção, contudo, ainda carece de definições, estimadas para o término do presente exercício.

Att,
Kaiser Freiras

14 de setembro de 2009

Ministro José Pimentel fala sobre nomeações

Confiram a entrevista em que o Ministro da Previdência menciona a intenção de convocar excedentes do nosso concurso.

12/09/2009 (09:50)
CONCURSO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL PODERÁ CONTEMPLAR NOVOS CONCORRENTES

Por: Marjorie Castro

Concursos da Previdência Social garantiu emprego a 2 mil analistas e técnicos da previdência. Porém, a ampliação da rede de agências pode fazer com que mais 50% dos aprovados no concurso sejam chamados a assumir os cargos. De acordo com o ministro da Previdência Social José Pimentel, cerca de 50 mil pessoas atingiram a média superior a 7 pontos no concurso, o que prova uma grande qualidade desses concorrentes.

A Previdência também proporcionou oportunidade de emprego a 900 assistentes sociais, que foram empossados em junho deste ano. Eles foram aprovados em um concurso realizado no início de janeiro e estão trabalhando para garantir um melhor atendimento nas agência da Previdência Social em todo o País. Essa foi uma grande oportunidade para a categoria, já que o último concurso tinha acontecido apenas em 1984, há mais de 20 anos.

Outra categoria que pode ser agraciada com concursos públicos da Previdência é a dos médicos peritos. O presidente Lula enviou ao Congresso Nacional uma proposta que prevê a instalação de um concurso que preencha 500 vagas para esses médicos que trabalharão para agilizar as ações do INSS.Todas essas informações foram cedidas pelo ministro José Pimentel em sua participação na edição especial do Jornal Alerta Geral neste sábado (12). Clique no link a seguir para ouvir às declarações do ministro.

4 de setembro de 2009

Email do Kaiser


Ontem eu mandei email pro Kaiser:
Boa tarde Sr. Kaiser Freiras. Dentro da ostensividade pública, gostaria de consultar ao senhor, se há alguma previsão dentro do INSS para a chamada dos 50% dos excedentes do concurso para analista/técnico. Muito obrigado. Romerio Batista dos Santos.
[coloquei 50% justamente pra provocar a resposta dele... E foi o que ocorreu.]
Resposta do Kaiser:
Ainda não tivemos resposta quanto ao pedido encaminhado ao Ministério do Planejamento.
Ocorre que para efeito de aproveitamento do certame, teremos que convocar 100% e não 50%, já que na maioria das localidades a previsão de vaga era de apenas 01. Como não posso chamar ½ servidor, restou-nos, solicitar ao MP que encaminhe solicitação de 100%, prerrogativa esta do Presidente da República.
Estamos ansiosos pela resposta positiva, tanto quanto os candidatos aprovados, pois sabemos que com a inauguração das novas agências a força de trabalho terá de ser recomposta.

Atenciosamente,
Kaiser.

Blog Colaborativo dos Excedentes do INSS - Concurso 2008
Todos os direitos reservados ©| 2009 - 2011 |