25 de fevereiro de 2010

Previdência abre 720 agências e postos de trabalho

Do Jornal da Tarde

A Previdência Social planeja abrir 720 agências em todo os País até o fim deste ano. A previsão é que 60% delas estejam prontas até o final do primeiro semestre. Desse total, 100 agências serão inauguradas no Estado de São Paulo em cidades com mais de 20 mil habitantes, mas que ainda não possuem um posto da Previdência.

Com isso, os concursados que estão no cadastro de reserva do órgão devem ser chamados para trabalhar nas novas agências. Há a expectativa de que novos concursos sejam realizados até o fim do ano.

Para o cargo de engenheiro, o concurso já foi realizado e os profissionais já estão sendo chamados para trabalhar no projeto das novas agências. Outro profissional que deve ser chamado pelo órgão é o médico perito. As inscrições para a seleção já se encerraram e a prova ocorre nos próximos meses. Serão 500 contratados nessa área para reforçar os atuais postos e atuar nos novos.

Outro projeto do Ministério da Previdência Social é estimular a formalização de microempreendedores. O órgão começa neste domingo a veicular uma campanha publicitária com esse fim, assim como o Sebrae fará no próximo mês.

Segundo o ministro da Previdência Social, José Pimentel, o objetivo é sensibilizar o pequeno e o microempresário a se formalizarem por meio do Programa Microempreendedor Individual (MEI), o que contribuiria para a redução gradual do déficit previdenciário. De acordo com o ministro, de 1º de julho do ano passado, quando começou o projeto, até o dia 23 de fevereiro, mais de 94 mil micro e pequenas empresas se formalizaram.

23 de fevereiro de 2010

Em entrevista, Presidente do INSS reforça o pedido ao MPOG de 2.000 aprovados

O presidente do INSS, Valdir Simão, acaba de informar, através de entrevista publicada no Blog do Servidor, que a autarquia aguarda autorização do Ministério do Planejamento para convocar 2.000 (dois mil) candidatos aprovados no concurso que expira em abril de 2010.

Segue a primeira parte da entrevista, na qual somos citados:




Quem puder, por favor, comente a entrevista no (ótimo) Blog do Servidor, por enaltecer a carência de servidores e a crescente demanda de serviço.

*Nossos agradecimentos ao colega Compaulo do PCI que indicou a entrevista.

20 de fevereiro de 2010

Momento de espera

Pode parecer contraditório, uma vez que esse espaço sempre noticiou e incentivou ações que viabilizassem a tão aguardada nomeação. No entanto, a partir de reiteradas respostas, dos mais diversos meios - inclusive do twitter oficial do Presidente do INSS - chegamos à conclusão que o INSS já fez tudo que pôde e aguarda uma definição do órgão responsável, o MPOG.

Por favor, vamos deixar agora os contatos junto ao INSS com o Romerio, que já conheceu o Kaiser pessoalmente em reunião. Ontem o mesmo, via Orkut, já pronunciou após contato com Kaiser, que o INSS nos aguarda, mas assim como nós, espera a autorização do MPOG. A reportagem abaixo do Ministro Pimentel, sobre o pedido de 2 mil nomeações, confirma essa informação. Ele que até pouco tempo falava em 50%.

O momento é crítico e não podemos pecar agora. Em relação ao MPOG, mais cautela ainda. Lá não existem políticos, e sim servidores, que não podem relatar a principal atribuição deles através de um e-mail ou telefonema. O MPOG só se reporta ao INSS, isso já está claro e esperamos que todos entendam.

Como sempre, estamos abertos às sugestões, até porque somos apenas mais um canal de debate, que tenta mitigar a ansiedade e o desencontro de informações advindas desse processo penoso. Não somos os responsáveis pelas nomeações, somos excedentes como todos aqui. O blog continua sendo colaborativo.

Os contatos políticos continuam sendo recomendados, pois quanto mais pessoas conhecerem a situação de déficit de servidores no INSS, mais perto estaremos do nosso objetivo.

Muito obrigado pelo esforço de todos! Esse momento "cômodo" de espera jamais seria alcançado sem a oração, contribuição (para as viagens ao DF), incentivo e perseverança de cada um.

17 de fevereiro de 2010

Ministro esclarece

(Clique na imagem para ampliá-la)

Grifo em vermelho nosso. Extraído do Jornal Diário do Nordeste, de hoje, pág. 3.

*Postagem indicada pelo colega Eduipu.

15 de fevereiro de 2010

Por que nossa nomeação além de LEGAL e ECONÔMICA, é LEGÍTIMA?

A presunção de legitimidade (ou validade) é de fundamental importância para atender o interesse público – que é o norte da Administração Pública – uma vez que possibilita celeridade no cumprimento dos atos administrativos. Ou seja, o ato de convocação de mais servidores em certa área da administração, deve ser legal, contudo, carece ainda de validade frente ao caso concreto, devendo-se observar a necessidade de tal ato.

Sob o foco das notícias abaixo, será que nossa nomeação não seria válida?

Principais postagens do Blog referentes à carência de pessoal nesses 6 meses de existência:





SINDSPREV APONTA CARÊNCIA DE MAIS DE 19 MIL NO INSS e mais:

  1. Mais de 30 mil brasileiros aguardam processos parados no INSS;
  2. Falta de funcionários agrava as condições de trabalho e atendimento;
  3. MPF recomenda contratação de mais servidores no INSS;
  4. Em apenas um dia 63 aposentadorias de servidores;
  5. ficit de servidores do INSS - Fonte MPOG;
  6. Carência de servidores: Assistentes Sociais fazem trabalho de cnicos e Analistas.

11 de fevereiro de 2010

Carta ao Presidente e Vice da República. Envie a sua!


Ao Exmo. Sr. Presidente (Vice) da República.

Excelentíssimo Senhor Presidente (Vice) da República Federativa do Brasil, venho por meio desta requerer sua atenção para a nomeação dos mais de dois mil candidatos aprovados no concurso público para o provimento de cargos de técnico e analista do seguro social do INSS de 2008 em todo país.

Tal solicitação mostra-se necessária tendo em vista a dotação orçamentária realizada, a carência de pessoal nos quadros do Instituto que compromete o desenvolvimento de suas atividades precípuas prejudicando milhões de brasileiros segurados e seus dependentes, e ainda, o fato de causar atraso ao PEX - Plano de Expansão das Agências de Previdência Social que contempla mais de 720 novas APS no país, em fase de implementação.

O INSS, preocupado com tal questão, protocolou vários pedidos de autorização no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para a nomeação dos aprovados neste concurso, tais como: 03000003635/2009, 03080000089/2010, porém, até a presente data, não obtiveram êxito. Cumpre ressaltar, que o término do prazo de validade do referido concurso se avizinha, meados de abril de 2010, e sem sinalização de prorrogação. A realização de novo concurso se mostra inviável diante da existência de concurso válido e com candidatos aprovados aguardando nomeação, além de problemas como o alto custo, a demora e as batalhas judiciais contra o eventual novo certame.

Por fim, teremos eleições em outubro que implica óbice legal para a nomeação dos candidatos já aprovados após o prazo descrito na legislação eleitoral.
Assim Excelência, peço que abrevie esta angustia e longa espera concedendo por decreto a autorização de nomeação de todos estes candidatos aprovados no concurso público de 2008 do INSS para os cargos de técnico e analista do seguro social que aguardam a tão sonhada nomeação, que estão prontos para assumirem seus cargos e trabalharem com presteza e afinco, para que ao final de um dia de trabalho árduo, sintam que fizeram o melhor pelo segurado e demais beneficiários, que construíram, verdadeiramente, um país de todos. Muito Obrigado!

Respeitosamente,

(Assinatura)


  • Copie e envie para o Vice: vpr@planalto.gov.br ou Fax: (61) 3226.9871

*Idealizado pelos colegas do PCI, Jconstantine e Reinaldogv.

10 de fevereiro de 2010

Falta de funcionários agrava as condições de trabalho e atendimento

Com o título "Veja o caos que atinge as agências do INSS", o Sinsprev enumera diversos fatores de descaso com os servidores e segurados da autarquia, inclusive o conhecido déficit de pessoal, que mostraremos na íntegra abaixo:

A falta de funcionários é um problema constante e grave no INSS. Foi com intenção de solucionar este problema que o governo impôs a jornada de 40 horas e a avaliação de desempenho. As metas foram atingidas no semestre passado, mas neste semestre devido a falta de funcionários a pressão para atingir as metas do governo tem se refletido na piora das condições de trabalho e atendimento.

As chefias têm orientado os funcionários do OI a dispensar os segurados e buscar os serviços na rede bancária ou no 135. Ocorre que os segurados têm o direito de ser atendidos no INSS, ou então para que é que pagam até 20% dos rendimentos à Previdência Social? Além disso, os segurados querem mais que formulários; precisam de orientação adequada que só podem encontrar no INSS.

Neste início do ano vários funcionários estão se aposentando e o déficit funcional agrava-se dia a dia. Além das aposentadorias cresce a corrida por novos concursos, para tentar sair do caos em que se agrava no INSS. O instrumento do governo e gerências tem sido pressionar as chefias e estas diretamente os funcionários, o que tem aumentado as situações de desrespeito, assédio moral, aumento do ritmo de trabalho.

Em ano eleitoral o governo está preocupado com as estatísticas e quem aguenta as consequências são os funcionários e a população. A troca de chefias virou uma febre, e quem não conseguir pressionar os funcionários para dar o que resta do sangue no atendimento ou atender às ordens arbitrárias contra os servidores é imediatamente substituído.

Várias APSs visitadas têm relatado problemas graves que vão desde ratos, insetos, água parada, ar condicionados quebrados ou que não comportam a necessidade dos locais de trabalho. Quanto às nossas reivindicações o governo segue enrolando, empurra a questão da greve para o judiciário, desconta os dias parados, impõe a pressão através do ponto eletrônico.

O ponto eletrônico virou uma panacéia nas APSs, e os servidores são obrigados a compensar qualquer minuto de atraso enquanto o banco de horas vira lenda. No final do ano todos os servidores tiveram de compensar o recesso do final do ano enquanto não conseguem tirar o excedente de horas trabalhadas para garantir o atendimento nas APSs.

A situação tende a se agravar e a categoria precisa se unir para dar um basta à tanto desmando.

9 de fevereiro de 2010

Deputado José Airton PT-CE teve audiência com Ministro Pimentel

Em resposta ao pedido do nosso colega excedente André Luiz Souza (post abaixo), o Deputado Federal pelo Ceará, José Airton, solicitou audiência com o Ministro da Previdência para tratar do nosso concurso e as possíveis nomeações.

Hoje, após a reunião com o Ministro, o deputado remeteu e-mail ao André informando as respostas obtidas, veja:

Prezado André,

Estive hoje em Audiência com o Ministro da Previdência José Pimentel, para tratar da convocação dos Concursados do Concurso do INSS de 2008 onde nos foi informado que até o final de março de 2010, após autorização do Ministério do Planejamento, haverá a convocação de 1.400 Técnicos, 600 analistas e 450 assistentes sociais.
Informou ainda o Ministro que a prorrogação acontecerá caso não haja a autorização para a convocação de todos os concursados homologados.

Um abraço

Dep. José Airton

6 de fevereiro de 2010

Reunião no gabinete do Dep. Federal José Airton PT-CE

O nosso colega André Luiz Souza esteve em reunião no gabinete do Dep. Federal José Airton PT-CE.

Ele foi atendido pelos assessores Elivan Queiroz e Aila Silvério. O deputado está se comprometendo em agendar uma reunião com o Ministro da Previdência Social (José Pimentel). O ministro está em campanha no Ceará e pode nos ajudar na concretização das nomeações.

Mande aqui sua mensagem e reforce o nosso pleito.

3 de fevereiro de 2010

Hoje no DOU: 63 aposentadorias de servidores do INSS

Foram recorrentes hoje no Diário Oficial da União as concessões de aposentadorias, algumas retificações de outras já concedidas e pensões.

Ficamos a nos perguntar se a qualidade do serviço, já limitado, não tenha sido afetada, tamanha debandada neste dia.

Acompanhe
aqui e confirme.


Blog Colaborativo dos Excedentes do INSS - Concurso 2008
Todos os direitos reservados ©| 2009 - 2011 |